Saturday 22 June 2013

O Dia Seguinte: Viña Arnáiz Roble 2011, DO Ribera Del Duero

Read it in English


Gosto de receber as pessoas em casa, é um prazer! Ontem à noite tivemos um casal de amigos para bruschettas - ou algo parecido! Basicamente tapas e vinho. E para quê mais? Para acompanhar as bruschettas - tomates picados, mussarela de búfala, azeite, pimenta do reino, e pão - abri uma das minhas recentes descobertas, Viña Arnáiz Roble 2011, DO Ribera Del Duero. Um vinho tinto jovem com um pouco de crianza, feito a partir das uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Tempranillo.

Um tratamento cuidadoso é dado ao vinhedo ao longo do ano, desde do esyabelecimento da data da colheita, quando as uvas atingem a maturidade ideal, até a colheita manual sas uvas, onde as parcelas são inspecionadas manualmente, e seleciona-se qual dessas uvas farão parte da mistura final do vinho.

Uma vez que as uvas chegam à adega, são prensadas e passam para o tanque de maceração, onde ficam até alcançarem o equilíbrio desejado para a composição do vinho. Passa-se, então, ao processo de remexer o vinho por gravidade, sem acionamento mecânico, e o vinho obtido após a primeira trasfega é a fermentação maloláctica.

Este Viña Arnáiz amadurece em barricas de carvalho francês por 4 meses, durante os quais mexe-se o vinho por 3 vezes, para ajudar na sua oxigenação.

Recomenda-se abrir este Ribera Del Duero Roble pelo menos uma hora antes de bebê-lo, e decantá-lo, se possível, para melhor apreciar suas virtudes... E assim o fiz. Abri-o uma boa hora antes de servir, decantei-lo e... voilá! O vinho estava fantástico, MAS... eu tenho que confessar, envergonhado, que não terminamos a segunda garrafa, e acabei por retornando o vinho para a garrafa e guardei-a na geladeira para o dia seguinte.

Hora do almoço - nhoque à bolognesa. O que beber? O Viña Arnáiz Roble de ontem! E adivinha o que? O vinho estava ainda melhor! Todos os aromas estavam ainda mais acentuados, a sensação de veludo da fermentaçao malolática, o frescor da maceração, as frutas vermelhas e pretas, e até mesmo notas de mocha no final!

Este é, entre outros, um dos meus Vinhos do Dia Seguinte".

No comments:

Post a Comment