Friday 19 October 2012

Uma taça para cada vinho


Read it in English

Meu pai diria que é frescura, mas a verdade é que o formato da taça pode alterar o aroma e o gosto do vinho.

Em geral, cada taça tem um formato diferente, dependendo do tipo de vinho que se queira provar. A taça deve ser incolor e fina para não alterar o sabor do vinho. Por isso, esqueça aquelas taças decorada e coloridas que sua tia lhe deu. Elas podem ser lindas, mas não são para vinhos!

Existem vários tipos de taças. Um taça pode ser de 125, 250 ou 350 ml. Na hora de servir, é importante notar que a taça não deve ser totalmente cheia, e assim deixar espaço para o vinho respirar. Com movimentos circulares na taça, você fará com que a sutileza do buquê se revele, e que os sabores se misturem.

Todas as taças são concebidas de maneira a direcionar o vinho para a parte da boca onde seu sabor será mais apreciado, e a forma tem de ser adaptada de acordo com as características do álcool. Cada vinho conm seu tipo de taça!

A maioria das taças são abauladas de baixo para cima, com uma abertura um pouco mais estreita na parte superior do que na base, o que ajuda a capturar o aroma do vinho na taça e distribuir em direção à boca e nariz.

As taças devem ser grandes o bastante para girar o vinho, abrindo-o a mais e permitindo que seus aromas sejam revelados. Por isso, girar o vinho na taça não é apenas para conhecedores, ou metidos a... O movimento realmente serve um propósito muito importante!

Assim, muito além das tradicionais taças para vinhos vermelho, branco, doce e espumantes, há muitos outras particularidades que fazem o cheiro e o sabor do vinho evoluirem. Apenas deixe-se levar, arrisque e prove por si mesmo!


No comments:

Post a Comment