Sunday 21 October 2012

Sobre a pontuação Parker

Robert Parker

Read it in English

O sistema de avaliação Parker emprega uma escala de 50 a 100 pontos (Pontos Parker®), que é utilizado apenas para melhorar e complementar as anotações por escrito, a principal maneira de expressar as degustações.

Robert Parker é sem dúvida o crítico de vinho mais influente do mundo. Seu boletim bimestral "The Wine Advocate" foi publicado pela primeira vez em 1978 e tem um profundo efeito sobre os preços e a demanda de mercado para vinhos finos no mundo. A influência de Parker sobre os preços de vinhos não pode ser subestimada. Historicamente, os vinhos bem pontuados por Parker, particularmente aqueles a partir de 90 pontos, são os vinhos cujos preços tendem a ser supervalorizados.

Como funciona:
A cada vinho é dado uma pontuação inicial de 50 pontos. Cor e aparência podem render até 5 pontos. Aroma e buquê até 15. Sabor e acabamento rendem até 20. E, finalmente, o nível de qualidade geral ou potencial para a evolução e aprimoramento/envelhecimento rendem até 10 pontos.

Muitos produtores de Bordeaux esperam pelas avaliações de Parker antes de definirem o preço de lançamento de seus vinhos... já andam até produzindo vinhos com estilos voltados para a pontuação Parker. Seria o Capital sobrepondo a arte na produção de vinhos?

A classificação de Parker explicada:
96-100:
Um vinho extraordinário, de caráter profundo e complexo, que exibe todos os atributos esperados de um clássico da sua variedade. São vinhos que valem a pena um esforço especial para encontrar, adquirir e consumir.

90-95:
Um vinho excelente, de complexidade excepcional e muito caráter. Sãoa vinhos maravilhosos.

80-89:
Vinhos entre um pouco acima da média e muito bons, que exibem vários graus fineza, sabor e caráter, sem falhas aparentes.

70-79:
Um vinho médio, com pouca distinção, exceto que ele é bem feito. Essencialmente, um vinho simples e inócuo.

60-69:
Um vinho abaixo da média, com deficiências visíveis, como acidez e/ou taninos excessivos, ausência de sabor, ou possivelmente aromas ou sabores impuros.

50-59:
Um vinho considerado inaceitável.
Read it in English

No comments:

Post a Comment