Friday 16 November 2012

Degustando um Millésime Cabernet Sauvignon 2008


Read it in English

Aqui no Brasil, além dos chilenos e argentinos, eu tenho bebido o brasileiro Aurora Reserva - tanto o Cabernet Sauvignon como o Tanat. Eles mostraram serem bons vinhos, e melhor ainda se considerarmos o preço: R$25 (€9,50).

Eu provei o "Pequeanas Partilhas", mas confesso que não me impressionou muito... tanto que nem me incomodei em mencioná-lo. Agora provo o Millésime, um topo de linha da vinícola Aurora. Eles só fizeram este vinho de 5 colheitas - 1991, 1999, 2004, 2005 e 2008. Particularmente esta safra descansou 10 meses em barris de carvalho americanos e franceses.

Vinho:
Este é um Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 2008, produzido na Serra Gaúcha, Brasil. O preço é de R$54 (€20). A degustação se deu na casa de meus pais, em 16/11/2012.

Olho:
Límpido, de cor granada profunda, com uma auréola alaranjada nas bordas.

Nariz:
Tem um cheiro limpo, com intensidade acentuada, com notas de frutas maduras, amoras, cassis, carvalho, coco e cedro.

Boca:
Seco, com uma acidez de média para alta, equilibrada com os taninos elegantes. De corpo médio quase encorpado, com final de médio para longo. Compota de frutas, groselha, e um pouco de vegetais (pimentão verde), além do carvalho.

Conclusão:
Um bom vinho, ainda, mostrando mais notas herbáceas e vegetais que frutas, mas com boas notas de frutas negras no olfato. 89/100

No comments:

Post a Comment